Voluntariado em Ação: Heroínas Desconhecidas e suas Grandes Realizações
Certamente a maioria de vocês não conhece as mulheres da foto acima. Abnegadas heroínas de nosso Brasil, tão castigado por eventos negativos na economia, na política, etc.. Estar com elas é um banho de otimismo, de esperança, de alegria e uma grande lição de trabalho e amor ao próximo!
Vamos apresentá-las, da esquerda para a direita: Maria Ângela Marini (fundadora da ABRACE), Ilda Peliz (Presidente da ABRACE) Maria Gertrudes (Presidente da AVOS-SC) e Lysia Alarcão (Diretora da ABRACE). A ABRACE (Brasília) está completando 30 anos de assistência integral às crianças e adolescentes com câncer e suas famílias. A AVOS (Florianópolis) de Maria Gertrudes, completou 40 anos de voluntariado na saúde, em especial no atendimento às crianças e adolescentes com câncer. O que mais chama a atenção nestas guerreiras do bem é o trabalho e a dedicação de uma vida inteira, entregando ao país obras como o Hospital da Criança de Brasília, a Casa de Apoio (Brasília), a Casa de Apoio Vovó Gertrudes (Florianópolis) e milhares de pessoas atendidas na rede de saúde e acolhidas em suas necessidades de assistência.
Atualmente no Brasil há quase uma centena de instituições desta natureza sendo 52 organizadas e filiadas à Confederação Nacional de Instituições de Apoio a Crianças e Adolescentes com Câncer (CONIACC).
No início de novembro tive a grande alegria de participar do XIX CONVOCC, um dos congressos mais incríveis de minha vida. Bem diferente dos eventos acadêmicos e científicos que eu muito participei, o Congresso Nacional de Voluntários e Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer, foi fonte de grandes aprendizados. Pude conhecer o trabalho de voluntários de todas as regiões do Brasil, mostrando um exército de “grandes anônimos” contribuindo com seu tempo, seus recursos (financeiros, profissionais, etc.) e seu amor.
As instituições de voluntariado nesta área prestam um serviço inestimável ao país, apoiando em todos os sentidos crianças, adolescentes e suas famílias, acometidos por câncer. Da ajuda financeira e material básica, até o encaminhamento a toda a rede de tratamento disponível, bem como acolhimento nas Casas de Apoio que complementam a infraestrutura necessária.
Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer-RJ) o câncer já representa a primeira causa de mortalidade por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos no Brasil. Nas últimas quatro décadas, o progresso no tratamento do câncer nesta faixa etária foi extremamente significativo. Hoje, em torno de 70% das crianças e adolescentes acometidos de câncer podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados. A maioria deles terá boa qualidade de vida após o tratamento adequado. Com certeza, estas instituições do voluntariado auxiliaram imensamente na conquista destes bons resultados.
A este Brasil anônimo e guerreiro do bem, com seus milhares de voluntários e voluntárias, dedico também meu trabalho, meu apoio e amor incondicional!!!
Minha profunda gratidão a todos os companheiros da ABRACE Brasília, em especial às queridas Maria Ângela Marini, Ilda Peliz, Lysia Alarcão, Cabral Júnior e voluntárias queridas.