Meditação até para o BOPE.
Policiais e militares, de muitas partes do mundo, são submetidos a ambientes de muito estresse, onde são levados a tomar decisões sob pressão. Infelizmente, acompanhamos inúmeros casos de decisões erradas com consequências trágicas.
O cineasta David Lynch criou, em 2005, uma Fundação que apóia o ensino de Meditação Transcedental para populações “em risco”, como veteranos militares, refugiados de guerra africanos e presidiários.
No Rio de Janeiro, a David Lynch Foundation está apoiando a prática de meditação antiestresse para um grupo de policiais militares, incluindo membros do Bope e do Batalhão de Choque. Essa meditação faz parte de uma pesquisa do Núcleo Central de Psicologia da corporação e tem o objetivo de verificar o impacto da técnica no dia a dia dos PMs.
De acordo com o tenente-coronel psicólogo e chefe do Núcleo de Psicologia (NUCEPSI), Fernando Derenusson, “medimos o estresse de todo o grupo antes de iniciarmos a prática e daqui a três meses mediremos novamente”. Cem policiais farão a meditação inicialmente e outro grupo não.
O cabo Uthan Leal Dolejsi, pratica a meditação transcendental realizada no Quartel-General da PM e já melhorou o sono por conta da técnica. “Praticar meditação tem me dado uma sensação de conforto. Realmente tenho a impressão de que meu sono melhorou e que minha concentração está mais ativa” – contou o cabo do 12° BPM.
De acordo com o tenente-coronel Derenusson: ” Estamos fazendo um trabalho para ajudar a Polícia Militar a combater casos de estresse crônico e pós- traumático. Sabemos que a PM enfrenta situações muito sérias do ponto de vista da violência urbana. Acreditamos que a prática da meditação transcendental trará uma série de benefícios aos praticantes como maior resiliência, estabilidade mental, entre outros atributos”.