Sem Stress no Trabalho: É possível passar sem ele. (Parte 1)
O Stress é uma reação natural do organismo em relação a eventos externos, quando somos confrontados com situações difíceis. É um mecanismo fundamental para a sobrevivência e desencadeia reações fisiológicas que nos levam a agir rapidamente diante de perigos e ameaças.
Entretanto, a grande questão é o quanto somos expostos a situações e eventos estressores diária e continuamente e o quanto nosso organismo se desgasta com estes eventos. E mais sério ainda é quando nosso grande estressor é o nosso ambiente de trabalho, onde passamos tantas horas de nossa vida…
Existem inúmeras causas de stress laboral como: ambientes inóspitos, conflitos entre colegas e superiores, salários inadequados, longas jornadas, carga excessiva de trabalho, insatisfação pessoal, entre muitas outras.
E as consequências são também numerosas, desencadeando reações físicas, emocionais e comportamentais.
Se você anda procrastinando, tendo dificuldades para cumprir prazos e tarefas, tratando colegas com agressividade e críticas, se isolando, mudando hábitos alimentares ou aumentando o consumo de bebidas alcoólicas… Cuidado, são alterações comportamentais que precisam ser revistas.
Tensão muscular, dores de cabeça, distúrbios do sono, cansaço demasiado, medo, irritabilidade, nervosismo, tristeza, incapacidade de concentração… São sintomas físicos e emocionais e seu organismo está gritando por socorro…
E como sair disto tudo? Em primeiro lugar, é preciso tomar consciência de que estas situações precisam ser modificadas. Se estiver muito difícil, pode ser necessário procurar a ajuda profissional de um coach, terapeuta ou assistência médica.
Mas a boa notícia é que você pode fazer intervenções preventivas para não chegar a estes estados. Existem técnicas reconhecidas cientificamente como poderosas aliadas para lidar com o stress.
Entre os diversos recursos de ajuda para os estados de stress nos ambientes de trabalho, um dos mais aplicados hoje em países de primeiro mundo é a Meditação Mindfulness. Esta é, hoje, uma das técnicas mais difundidas nos EUA. Cerca de 25% das empresas americanas possuem programas de meditação implantados no ambiente corporativo. Exemplos destas empresas são: Google, Facebook, Linkedin, eBay e muitas outras.
No Brasil ainda não temos esta cultura amplamente disseminada entre as empresas, mas está aumentando bastante o interesse, tendo em vista os muitos benefícios de se introduzir a “meditação corporativa”. Entre estes estão: a melhora do ambiente de trabalho, com diminuição de conflitos; a melhora na concentração e na produtividade, além da diminuição dos afastamentos por questões de saúde.
Mindfulness é uma técnica que se tornou bastante popular a partir dos trabalhos de Jon Kabat-Zinn, que criou o método MSBR e fundou a Clinica de Redução do Stress baseada em Mindfulness e do Centro de Atenção Plena em Medicina. Kabat-Zinn é professor emérito da Escola de Medicina da Universidade de Massachusetts.
Na verdade é uma técnica budista ancestral, conhecida como Atenção Plena, que consiste no treinamento em prestar atenção ao momento presente propositalmente, sem críticas ou julgamentos. Simplesmente a observação natural de tudo o que ocorre em nossa mente a cada momento, sejam pensamentos, sensações ou sentimentos, sem a emissão de qualquer juízo de valor.
O objetivo principal desta técnica é mais do que promover um relaxamento. Sua meta é promover o equilíbrio interior da mente, permitindo enfrentar todas as situações da vida com mais estabilidade, clareza e compreensão. E com a mente mais estável e equilibrada, teremos melhores condições de responder adequadamente às situações difíceis em que passamos em nossas vidas.
Um dos maiores benefícios desta técnica é que, com a prática continuada, adquirimos maior consciência e percebemos melhor nossos estados emocionais conflituosos. Isto nos permite sair do modo de ação em “piloto automático”. Em outras palavras, ficamos mais perceptivos e equilibrados, com maior controle sobre nossas ações, evitando ser sequestrados por explosões inadequadas que geram tantas consequências negativas em nossos ambientes de trabalho e em nossas vidas como um todo.