Quantas vidas podemos viver em uma só vida?
Para mim são muitas… E todas podem ser muito ricas e significativas se vivermos conectados ao nosso coração!
Sou extremamente feliz e realizada em toda a minha trajetória de muitas vidas, pois amo o que faço em minha principal vocação: o ensino, a pesquisa, a produção e a disseminação do conhecimento, em todas as áreas em que atuo.
Eu me formei em Engenharia Civil na década de 80, fiz especialização e mestrado em Urbanismo na FAU-UnB, onde exerci a carreira acadêmica de docência e pesquisa no Ensino Superior. Fui pioneira no desenvolvimento da área de Computação Gráfica Aplicada, onde criei e ministrei disciplinas para graduação e pós-graduação, desenvolvendo linhas de pesquisa relacionadas as tecnologias gráficas e virtuais. Na década de 90 cursei Doutorado na Escola Politénica da USP, também vinculado às áreas de tecnologias.
Amei tudo que fiz nestes campos, mas sempre fui também apaixonada por temas de autoconhecimento, psicologia, espiritualidade e funcionamento da mente. Nestes campos fiz diversas formações teóricas e vivenciais em psicoterapia (individual e grupos), terapias por energia (Reiki, Magnified Healing, Mãos de Luz, Meditação Prânica), Tanatologia, Meditação (diversas técnicas e escolas), Coaching e Programação Neurolinguística.
Ainda na década de 90 vinculei-me ao Budismo Tibetano, onde passei a estudar e praticar com amorosos lamas uma das maiores riquezas de minha vida: a Meditação.
Ao final dos anos 90 uma grande revolução aconteceu em minha história: a cura de problemas de saúde a partir da união das medicinas ocidental e oriental. Os milagres da cura e da maternidade pela junção da medicina ocidental com a meditação oriental trouxeram-me a alegria e a plenitude de ser mãe. Com meu amado marido e a chegada de meus três filhos, um amor maior se instalou em minha vida! Neste período escolhi viver integralmente a primeira infância de meus três meninos. Nada mais gratificante e pleno em amor e felicidade!
Em 2006 fiz mais uma grande mudança profissional, deixando o campo das tecnologias. Instigada por minha própria experiência de cura, passei a aprofundar meus estudos em pesquisas científicas sobre os efeitos da Meditação. Descobri o quanto a ciência já havia decifrado sobre os mecanismos e benefícios (“milagres”) da meditação em nossa saúde.
Em 2007 criei meu primeiro programa de educação vivencial através do Grupo de Meditação Harmonia e Equilíbrio: um programa de autoconhecimento e transformação através de técnicas de meditação clássica oriental (mais 20 turmas ministradas).
Em 2008 conheci o projeto que alterou definitivamente minha trajetória profissional: o programa de ensino, pesquisa e extensão em Meditação Prânica, coordenado pelo Prof. Emérito da Faculdade de Medicina da UnB, Dr. Carlos Eduardo Tosta. Um rico programa em pesquisas que integra psiconeuroendocrinoimunologia e espiritualidade, em uma visão de saúde multidimensional, com importantes resultados em dissertações, teses e artigos divulgados internacionalmente. Nos últimos 7 anos foram oferecidos cursos para mais de 1000 participantes, incluindo turmas especiais para pacientes de doenças crônicas (câncer de mama, fibromialgia, dores crônicas, ansiedade, depressão entre outros).
Participar deste programa (2009-2015) foi um grande divisor de águas em minha vida que abriu um manancial de projetos a que me dedico integralmente hoje: programas de ensino e vivências de meditação, retiros de aprofundamento, programas de capacitação para voluntariado na área de saúde (incluindo tanatologia), estudos e programas de ensino em terapias por energia, criação de programas integrados de desenvolvimento humano baseados em coaching e meditação mindfulness, entre outros.
E o que é mais importante nestas minhas muitas vidas: poder usar minha bagagem acadêmica e científica na produção de conhecimentos que associam ciência e espiritualidade. É poder integrar minha paixão pelo conhecimento e sua disseminação por meio do ensino. É poder me colocar em uma missão de vida a serviço de um mundo melhor, com mais amor e plenitude para todos.